Em um evento em Lagoa da Canoa, o governador Renan Filho (PMDB) - que é candidato à reeleição - aproveitou o momento de discurso para atacar a oposição, ainda que sem citar nomes. 

De acordo com o chefe do Executivo, do outro lado estariam aqueles que apenas dançam forró, fazem piada e possuem “a língua desse tamanho”. 

Renan Filho fez um nítido discurso de campanha eleitoral. “Enquanto eles acham que o povo é bobo, nós vamos pagar com trabalho. É isso que nós vamos fazer aqui na Lagoa da Canoa. Porque lá atrás (...) quando disputávamos a eleição, eu uma vez coloquei na televisão para o povo ver: entanto eles se divertem, quem crescia pra baixo feito rabo de cavalo era Alagoas. E agora Alagoas dá exemplo para o Brasil, enquanto Brasil vive sua maior crise econômica do seu período republicano”. 

O governador disse que agora Alagoas tem um “governo sério, capaz e que respeita o povo”. “(É um governo) que diz o seguinte: Alagoas não nasceu para dar errado. Alagoas nasceu para dar certo. Se a gente quiser chegar a um resultado diferente do passado, temos que fazer um novo caminho. E é isso que a gente tem feito”, complementou o governador. 

Renan Filho antecipa o clima eleitoral nos discursos no interior do Estado, pelo visto. Não apenas enaltece as ações do governo, mas ataca os possíveis opositores em referências e indiretas. Seria o “dançar forró” uma referência ao senador Benedito de Lira (PP), por exemplo, já que a “dancinha do Biu” foi um dos motes da campanha de Lira ao senado federal no ano de 2010? 

Atualmente, o principal grupo opositor de Renan Filho é o do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), que ainda não definiu se é candidato ao governo. 

Todavia, Palmeira também tem pensado muito em eleição também. 

No recente episódio envolvendo o Tribunal de Contas do Estado e a demora inexplicável para emitir uma certidão, o prefeito acusou - ainda que indiretamente - o Palácio República dos Palmares de tentar prejudicar a Prefeitura de Maceió.

O clima de eleição está cada vez mais presente!  

Estou no twitter: @lulavilar