O prefeito de Maceió, Rui Palmeira declarou durante visita as obras de pavimentação no Loteamento Gurguri, em Guaxuma, na manhã deste sábado (20), que acha excessivo o pedido das empresas de ônibus do município de aumentar o valor da passagem para R$ 4,02.
Segundo Rui, a prefeitura irá analisar tecnicamente a proposta, mas enfatizou que não é preciso entrar em detalhes para notar que o valor é exacerbado.
A proposta de um novo reajuste foi apresentada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb) e pede um aumento de 15%.
Como justificativas para solicitar o reajuste, as empresas alegam que houve uma diminuição significativa de passageiros. Os empresários afirmam também que só em 2017, cerca de 630 mil passageiros deixaram de utilizar os coletivos e nos últimos quatro, um valor de R$ 4 milhões deixou de ser arrecadado devido à diminuição de usuários.
O prefeito também afirmou que não há como falar em reajuste sem que as empresas cumpram as cláusulas do contrato, assinado em 2015. A integração já deveria ser total e uma renovação de frota de 20% ainda precisa acontecer.
Rui Palmeira acompanhou a pavimentação da Rua Padre Odilon Lobo, em Guaxuma, que era de barro e foi asfaltada. Segundo o prefeito, a intensão é asfaltar 100% da região.