O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Otávio Leão Praxedes, sinalizou um possível concurso para magistrados do órgão durante a sessão solene de posse dos novos juízes substitutos no Plenário Desembargador Olavo Acioly Moraes Cahet, nesta segunda-feira (15), em Maceió.
De acordo com Otávio Praxedes, o número aquém do desejado no último concurso do TJ/AL pode ser um dos motivos para um provável concurso em 2018. “No último concurso foram 37 candidatos e 24 juízes vão assumir o cargo, onde ainda há um vazio de 18 novos magistrados. Então, até o meio do ano nós iremos tomar as providências iniciais para um novo concurso”, disse o desembargador.
Ao lado do governador Renan Filho, o presidente do TJ salientou a união entre os poderes Executivo e Judiciário quanto à questão orçamentária para contratação de novos juízes e dentre outras questões mesmo em uma época de crise. “Nós recorremos ao governador justificando que havia um vazio na estrutura de funcionamento do poder judiciário, então nos foi elevado o duodécimo, mesmo ainda não sendo o ideal”, concluiu Otávio Praxedes.
Os novos juízes passarão por curso de formação que começa dia 17 de janeiro com término previsto em 21 de junho. Posteriormente, serão designados para atuar em comarcas do interior do Estado.
*Estagiário