Enfim, o governo de Renan Filho (PMDB) finalizou a acomodação do PDT do deputado federal Ronaldo Lessa (PDT) dentro da administração estadual. 

Na manhã de hoje, após o processo burocrático para a nomeação do novo presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (ARSAL), o pedetista Laílson Gomes assumiu o cargo diante da saída de Marcus Vasconcelos. 

Vasconcelos foi substituído em função do acordo político para abrigar as indicações de Lessa. Porém, tanto o governador Renan Filho quanto o deputado federal - durante a cerimônia de posse - fizeram questão de ressaltar o nome de Gomes como uma “indicação técnica”, diante da passagem dele por diversos cargos públicos sempre por meio de alianças com o PDT. 

Laílson Gomes assume um órgão que possui seus desafios, incluindo a questão dos aumentos de tarifas de serviços - como ocorreu com a Casal e com o setor de transportes - diante da crise econômica vivenciada. Foram vários reajustes nos últimos dois anos, com repercussão negativa junto à população. Além disso, há sempre uma “tensão” quase que permanente com o setor de transportes. 

O novo presidente da ARSAL demostrou - durante entrevista ao blog - ciência disso. “O órgão tem uma equipe de qualidade que vai se juntar a nomes técnicos que estamos levando para a realização de um grande trabalho. Já temos conversado com as entidades que a ARSAL fiscaliza, com os sindicatos da área de transporte e queremos o diálogo constante. As portas do gabinete estarão sempre abertas. Esperamos que os fiscalizados entendam, como nós entendemos, que o objetivo final da ARSAL é o bom serviço a um preço justo para o usuário, que tem que ser bem atendido e respeitado”, colocou ainda. 

Nas falas de Gomes, uma declaração chamou atenção: “Estamos indo para a ARSAL para fazer história. Para colocar a ARSAL no patamar que ela merece!”. Frase forte, ainda mais se tratando de uma mudança dentro do próprio governo. “A ARSAL vai cumprir o seu papel. A gente entende que o nosso papel é fiscalizar e dos sindicatos é defender os seus associados, mas todos em busca de prestar um bom serviço”. 

Com a chegada de Laílson Gomes, o PDT de Lessa ocupa agora a pasta do Desenvolvimento Econômico e Turismo, com Rafael Brito e a Desenvolve (agência de fomento do governo) com Israel Lessa. 

De acordo com o deputado federal Ronaldo Lessa, os espaços condizem com o tamanho do PDT que “tem buscado se reestruturar” em Alagoas. “Já tivemos uma maior dimensão, mas como passei oito anos sem mandato, era natural que o partido sofresse perdas. Agora, estamos nos rearticulando e buscando contribuir com o Estado”, salientou. Lessa diz que com esses espaços, o PDT de Alagoas não buscará - na composição política com o PMDB - espaços para candidaturas majoritárias em 2018. A prioridade será reeleger Ronaldo Lessa à Câmara de Deputados. 
 

Estou no twitter: @lulavilar