Conversei rapidamente com o vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa (PMDB), durante um evento público na manhã de hoje, dia 8. Não é segredo que o governador Renan Filho (PMDB) e o senador Renan Calheiros (PMDB) tem trabalhado para ampliar alianças em torno da administração estadual. 

Todas essas alianças possuem, evidentemente, impacto na construção da chapa do PMDB em 2018 para que Renan Filho dispute sua reeleição. 

Isto inclui o futuro político de Luciano Barbosa, que hoje é vice-governador e titular da pasta da Educação. 

Luciano Barbosa se mostrou disposto a ceder o cargo de vice-governador na chapa, caso seja necessário para fortalecer as alianças. 

“Ainda não há nada fechado. A gente fica à disposição do partido. Sou um soldado do partido. Sigo trabalhando no governo e na secretaria de Educação. A gente tem que ter a maior aliança possível. Mas ainda não existe absolutamente nada definido em relação à candidatura”, finalizou. 

Barbosa diz que o foco tem sido a pasta de Educação. “Respeitando a equipe que temos, os professores e demais profissionais da Educação que temos, o foco é avançar como tem avançado dentro das escolas e na pasta, o que é percebido por todos nós. A Educação avançou e está em processo de consolidação. Começamos o ano ampliando as escolas de tempo integral e estamos trabalhando para melhorar as parcerias com os municípios para que melhoremos na educação básica, sobretudo na alfabetização”. 

Nos bastidores, se aponta para uma possível indicação de outro nome para vice, em uma composição com os partidos que fazem parte da base aliada do governo do Estado de Alagoas. 
 

Estou no twitter: @lulavilar