Uma operação da Lei Seca resultou na prisão de uma pessoa e no flagrante de 30 inabilitados na madrugada desta sexta-feira, 22, no município de Arapiraca, Agreste alagoano. Operação contou com militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e da equipe de inteligência Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).
De acordo com o BPTran, o preso fez o teste do bafômetro que acusou o estado de embriaguez. Além disso, um veículo foi removido, houve uma multa administrativa por embriaguez, duas CNHs recolhidas, duas recusas e foram confeccionados 90 autos de infração por irregularidades no trânsito.
Ao total, foram realizados 248 testes de alcoolemia e 216 veículos abordados e seus condutores revistados. Quatro foram autuados e retirados de circulação por situações de alcoolemia.
Com a nova lei sancionada pelo presidente Michel temer e que só passará a valer daqui a 120 dias, o condutor que for flagrado embriagado e causar a morte de alguém terá a pena aumentada podendo chegar de cinco a oito anos de detenção em regime fechado e inafiançável. O texto de autoria da deputada Keiko Ota (PSB-SP) tem origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 144/2015, aprovado com emendas no Senado em novembro de 2016 e novamente com alterações pela Câmara no último dia 6.
*Estagiário