A nova direção do Pinto da Madrugada reuniu a imprensa na manhã desta sexta-feira (01), no Hotel Ponta Verde, em Maceió para divulgar detalhes sobre o retorno do bloco que acontecerá em 2018. Um dos diretores do bloco, Hermann Braga, apresentou a programação para 2018 e as novidades. A para começar está prevista para começar no dia 20 de janeiro.
De acordo com o diretor, é um momento de alegria retomar as tradições para comemorar os 18 anos do bloco. “É a continuação de uma história que foi construída por quatro guerreiros da cultura alagoana: Eduardo Lyra, Marcos Davi, Marcial Lima e Braga Lyra”, ressaltou Hermann.
Para o diretor, o bloco foi implantado com competência e amor e é considerado um patrimônio material da cultura alagoana. “É uma das festas abertas mais importantes do Brasil e que acontece em um cenário alagoano maravilhoso”.
“O Pinto da Madrugada chegou à sua maioridade e precisava de um descanso. Agora, com 18 anos, está pronto para retornar às ruas de Maceió, trazendo orquestras de frevo de todo o Estado, fortalecendo nosso pré-carnaval e nossa cultura popular. É um bloco aberto e democrático, onde toda a família participa, das crianças aos mais idosos, muitos fantasiados, e é isso que é bonito de ver”, destacou Braga.
Segundo a organização do bloco, festas do Pinto da Madrugada, como Munguzá e o Pintinho, estão garantidas. “O Pinto é uma festa da população. Embora seja preciso a colaboração de todos, cada esfera com suas responsabilidades, estamos trabalhando para que o cidadão tome cada vez mais posse deste evento que traduz tão bem a alegria da nossa Alagoas”, finalizou Hermann.
Programação
Confira a programação apresentada na manhã de hoje e que também vai estar no site.
20/01 – Munguzá do pinto – concurso
27/01 - Ovo da madrugada
28/01 – Bailinho pintinho pula que pula para as crianças
03/02 – desfile do Pinto da Madrugada
Novidades
Para este ano, a nova diretoria informou que haverá uma nova marca, redes sociais repaginadas e a lojinha do pinto com todos os produtos exclusivos para venda, entre eles: camisas, itens para as crianças e cerveja artesanal.
O bloco
Criado em 1999, o Pinto da Madrugada tem o propósito de resgatar a cultura alagoana através do frevo, marchinhas e dos tradicionais carnavais de rua. No primeiro ano, com apenas uma orquestra, saiu com cinco mil foliões. Nas últimas edições já fazia parte dos eventos mais esperados de Maceió e reunia mais de 200 mil pessoas entre Pajuçara e Ponta Verde. O bloco se tornou tão importante que em 2011 recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Cultura Alagoana.
*Estagiário