O vice-prefeito Marcelo Palmeira (PP) tem sido - do ponto de vista político - um importante parceiro para o prefeito Rui Palmeira (PSDB). Discreto e pronto para missões, o vice não incomoda. Ao contrário, ajuda. Ao longo dos anos de administração, isso estreitou laços. E entendam: essa é uma avaliação política. 

Isto fez, inclusive, com que assumisse o cargo algumas vezes, na ausência de Rui Palmeira. É um fato que não ocorreu, por exemplo, na gestão do hoje deputado federal Cícero Almeida, quando a vice Lourdinha Lyra era mantida de forma mais distante. Marcelo Palmeira - totalmente o inverso - faz parte do jogo eleitoral. 

Com certeza, nas conversas de bastidores, será o primeiro a ser informado sobre a “certeza” de Rui Palmeira ser candidato ao governo do Estado de Alagoas. E aí, os passos de Marcelo Palmeira passam a ser um excelente mecanismo de leitura para o que o prefeito pensa. 

Explico. 

Marcelo Palmeira guarda o desejo de disputar uma das cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas. Para isso, precisa se organizar - como qualquer pré-candidato - o quanto antes. Um dos motivos é trabalhar as bases políticas. Há uma corrida contra o tempo aí. Então, ou vice aposta no plano do caminho até o parlamento ou começa a se preparar para assumir o restante do mandato de Rui Palmeira. 

Nome importante para o PP do senador Benedito de Lira nesse momento, ao observar a forma como tem se conduzido na Prefeitura de Maceió e nos bastidores, eu apostaria: os passos de Marcelo Palmeira indicam que Rui está disposto a disputar o Palácio República dos Palmares no ano que vem, batendo de frente com o governador Renan Filho (PMDB). De minha parte, é só uma aposta ao observar o quadro...

Estou no twitter: @lulavilar