Em estado de greve, os servidores do Detran Alagoas realizarão duas paralisações nos próximos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, com suspensão de todos os serviços na capital e no interior. As deliberações foram decididas nesta quinta-feira (23), em assembleia geral da categoria.
Em entrevista ao CadaMinuto, o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran/AL (Sinsdal), Roberto Martins, disse que os servidores devem decretar greve por tempo indeterminado no começo do próximo mês, caso as negociações com o governo do Estado não avancem.
As principais reivindicações da categoria são a realização de concurso público para o preenchimento de 140 vagas, a revisão do Plano de Cargos e Carreiras e autonomia administrativa e financeira do Detran.
Segundo o sindicalista, dos 340 servidores efetivos do órgão, 50 estão afastados devido a doenças ocupacionais e pelo menos 70 devem se aposentar a partir de março do próximo ano.
“Em comparação a 2001, quando foi realizado o concurso para o órgão, a frota de veículos hoje em Alagoas é duas vezes maior, o número de CNHs triplicou, mais que duplicou a oferta de serviços do Detran e o número de servidores reduziu. Há demandas que simplesmente não conseguimos atender”, exemplificou Roberto Martins.
Ele afirmou que a carência de pessoal está prejudicando os serviços prestados e, por conta da demora, os alagoanos estão indo para os estados vizinhos para tirar CNH.
Roberto Martins acrescentou que o líder do governo na Assembleia Legislativa (ALE), deputado Ronaldo Medeiros (PMDB) está fazendo a ponte entre a categoria e o Poder Executivo na busca por soluções para os pleitos apresentados pelos servidores.
Veja nota da direção do Detran:
A presidência do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), esclarece que as reivindicações que deliberaram a paralisação, estão relacionadas a política salarial o que é de competência da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).
“O Governo de Alagoas junto com a direção do Detran/AL estarão sempre em busca de uma solução para as exigências da categoria e esse diálogo inclui, como ponto principal, a transparência por parte do governo, expondo, sem entraves, as contas do Estado para que as negociações sejam feitas a partir da realidade financeira de Alagoas”.
Atendimento
A presidência do Detran/AL ressalta que os usuários que possuem agendamentos de serviços e que por ventura da paralisação (nos dias 30 e 01 ) não sejam realizados, não será necessário pagar uma nova taxa do serviço e o atendimento será feito posteriormente, em caráter de urgência.