Um problema recorrente na vida dos maceioenses é a falta de espaço e vagas nos cemitérios públicos de Maceió. A população, que depende do poder público, pede por melhorias nas instalações e criações de novos cemitérios para poder enterrar um ente querido de forma digna.

A Prefeitura já realizou um estudo para a construção de um crematório público, a pedido do Ministério Público Estadual, mas esbarrou no orçamento financeiro para concretizar o projeto.

No início deste mês, a Câmara Municipal de Maceió solicitou ao Poder Executivo um estudo que possibilite ao município construir novos cemitérios na capital alagoana.  A iniciativa, foi de autoria do vereador Sílvio Camelo (PV) e subscrita pela vereadora Silvânia Barbosa (PRB), também pede a chegada de crematório para em Maceió.

A reportagem do CadaMinuto entrou em contato com a assessoria de Comunicação da Semds que informou que as obras de vagas em ossuários coletivos já foram concluídas pela prefeitura e que não há problema com a falta de espaço nos cemitérios. “Todas as obras já foram concluídas e não estamos tendo problemas com a falta de vagas nos cemitérios”.

Lixo nos Cemitérios

Uma denúncia de um popular que encontrou ossadas expostas no cemitério público de São José, localizado no Trapiche da Barra, o caso veio novamente à tona. Porém, a assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) informou que isso não tem haver com a falta de vagas. “O lixo foi recolhido do cemitério e armazenado em um espaço para que seja retirado pelo caminhão de limpeza”, disse a assessoria.

Em nota, a Semds explica que “o montante registrado em fotos foi recolhido e armazenado no mesmo espaço para viabilizar o recolhimento, serviço que acontece quinzenalmente de forma programada. O resíduo é especial e, conforme classificação, é feito o descarte adequado em uma célula específica do Aterro Sanitário de Maceió”.

*Estagiário