O Governo Estadual quer lançar um projeto para reforçar a segurança e possibilitar a aproximação dos policiais militares com a população nos bairros da capital. O projeto, anunciado durante um café da manhã com a imprensa nesta terça-feira (21), será testado, inicialmente, nos bairros do Centro, Jacintinho e Jatiúca como uma forma de piloto para expansão.
Renan Filho afirmou que o mesmo modelo foi adotado na cidade americana de Nova York e rendeu bons resultados. Segundo ele, as comunidades contarão com a maior presença dos policiais, que além de fazer rondas, irão estabelecer uma linha de diálogo com comerciantes e moradores para conhecer de perto os problemas.
"Desde quando assumimos nós estamos mudando muito o conceito de segurança pública aqui em Alagoas. Já convocamos a reserva técnica, fizemos um novo concurso público e agora vamos lançar o programa Ronda no Bairro, que vai ampliar o efetivo policiais não andando em veículos e sim a pé, ao lado do cidadão”, explicou o governador.
O programa Ronda no bairro vai contar com um trio de policiais. "Um deles, inclusive, vai filmar toda ação. No Centro, por exemplo, temos 12 policiais, com o programa vai passar para 40. Na orla, temos quatro viaturas, mas vamos colocar 60 policiais fazendo o patrulhamento a pé", disse o governador.
Veja o vídeo abaixo.