Às margens da rodovia AL-215, já na cidade de Marechal Deodoro, o hortifruti da dona Cícera Maria está bem movimentado. E o maior fluxo de clientes não é por acaso. A estrada antes deteriorada e cheia de buracos, que dá acesso ao município e onde fica localizado o mercadinho da comerciante, deu lugar a um novo trajeto de 10 quilômetros totalmente recuperados e sinalizados.
“Nossa, atrapalhava e muito. Dava até desgosto andar nessa pista, tinha buraco em todo lugar. Para gente que depende do movimento dos clientes para chegar até aqui era ruim demais, tinha pessoas que podiam até deixar de vir por isso, né? Mudou muito com essa melhoria, vai ajudar quem depende das vendas como eu e outras áreas também”, aponta Cícera Maria, moradora da cidade há mais de 20 anos.
Mas não foi só o setor do comércio que ganhou com as transformações em mobilidade e infraestrutura. Liderado pelo programa Pró-Estrada, da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), a recuperação do acesso a Marechal Deodoro traz ainda projeções em diferentes segmentos do desenvolvimento econômico e social como o turismo e a cultura, áreas já fortalecidas na região.
E se a economia é apenas um dos pontos beneficiados pelo programa, os resultados conquistados pelo Pró-Estrada já têm reflexo em mais de 60 outros municípios alagoanos. Assim como a região metropolitana, Sertão, Bacia Leiteira, Vales do Paraíba e Mundaú, Agreste, Sul e Norte também começam a traçar caminhos atrelados a novas perspectivas de progresso, segurança viária e infraestrutura urbana.
“O que foi realizado em Marechal está acontecendo paralelamente em todas as regiões de Alagoas. Isso porque, o Governo do Estado entende que fazer obras como essa traz mais desenvolvimento para os municípios, eleva a autoestima da população, encurta distâncias e facilita o escoamento da produção. O Pró-Estrada é isso, um programa fantástico que está mudando o padrão de toda a malha viária alagoana”, ressalta o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.
Números
Em um pouco mais de um ano de atividades, o programa, realizado exclusivamente com recursos próprios do tesouro estadual, já contabiliza mais de 700 quilômetros dos 1.800 totais da malha viária com serviços entregues ou em execução. Entre os trabalhos promovidos pelo Pró-Estrada estão a recuperação asfáltica de rodovias e acessos, além de pavimentação de vias urbanas e construção de novas estradas.