Durante uma ação de rotina da equipe de fiscalização do Conselho Regional de Educação Física da 19ª Região - AL, falsos profissionais de educação física foram flagrados atuando com atividades de circuito aeróbico (popularmente conhecido como treinamento funcional).
Em um dos espaços, na orla de Pajuçara, dois estudantes de fisioterapia atuavam orientando treinamentos de exercício físico para três pessoas, dentre estas uma criança.

No outro espaço na praia de Ponta Verde, um estudante de educação física estava orientando a várias pessoas das mais variadas idades.

Os três foram notificados por Exercício Ilegal da Profissão de Educação Física onde será realizada denúncia junto à Polícia Civil para apuração do caso.

Além da denúncia à PC, o CREF19/AL alertará ao Ministério Público Estadual (MPE/AL) devido ao risco que as pessoas estão suscetíveis por não estarem sendo orientadas por profissionais habilitados ao exercício da função. 

Serão protocolados ofícios também à Vigilância  Sanitária Municipal de Maceió alertando sobre os riscos de saúde para a população, e à Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), devido a identificação de utilização de espaço público para fins privados e impedimento do direito de ir e vir às pessoas que ficam com espaço restrito para se deslocar nos locais onde acontecem os treinamentos.

Com relação aos estudantes de fisioterapia, o CREF19/AL além de realizar a denúncia de Exercício Ilegal da Profissão de Educação Física, encaminhará ofício ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), alertando sobre o fato.

O CREF19/AL alerta à população que exija de seu instrutor/treinador a apresentação da Cédula de Identidade Profissional do CREF como forma de comprovar que aquela pessoa é de fato um Profissional de Educação Física.