Durante uma fiscalização da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de etilômetro no último sábado (13), bairro de Cruz das Almas, 102 veículos foram abordados e dez notificações foram aplicadas devido a irregularidades.
A operação aconteceu em dois pontos da localidade: na Avenida Josefa de Melo e na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, com a coordenação direta dos supervisores responsáveis.
As principais irregularidades encontradas foram: licenciamento vencido, condutor desabilitado, dirigir sob efeito de álcool, excesso de passageiros, entre outras. Houve ainda uma remoção de veículo e duas recusas ao teste de ingestão de álcool com o etilômetro.
Sobre o enquadramento em caso de recusa do etilômetro, também conhecido popularmente por ‘bafômetro’, o supervisor de fiscalização de trânsito, Alysson Mariano, explica que “no caso de recusa, se o condutor apresentar dois ou mais indícios de embriaguez, aí a conduta é caracterizada como crime de trânsito, sendo o mesmo que dirigir sob efeito de álcool”.
“Também é lavrado um Termo de Constatação de Embriaguez, o TCE. Em caso de um ou nenhum indício, então é somente registrado a recusa, sem o TCE. É importante lembrar que em todos os casos o condutor tem a carteira recolhida e levada até o DETRAN, perdendo o direito de dirigir”, ressalta o supervisor.
*com Ascom SMTT