Casar é o sonho de muitos casais que desejam oficializar a união e comemorar ao lado de familiares e amigos, aquele momento especial. Mas, nem sempre o casal deseja um megaevento ou em outros casos, não pode gastar o valor que uma comemoração para centenas de convidados demanda. Entretanto, há um tipo de cerimônia que vem ganhando espaço não apenas em Maceió, mas no país: o mini wedding.

É considerado mini wedding um casamento que tenha até 100 convidados, que valoriza a intimidade do momento e garante uma proximidade dos noivos com os convidados. Geralmente, a lista dos convidados é mais reduzida e é uma cerimônia considerada mais econômica do que os casamentos maiores.

De acordo com a assessora de casamentos, Florenildes Lima de Almeida, a grande procura dos casais que desejam casar pelo mini wedding tem crescido devido à crise financeira que o país atualmente se encontra, além do aumento dos produtos.

“Os casais vem buscando alternativas mesmo sendo uma recepção para poucos convidados, coesa, íntima, com uma média de 60 a 100 pessoas. É necessária uma negociação com os fornecedores para baratear os custos, e de preferência fechar os serviços à vista. Portanto, os casais têm fechado pacotes dos serviços de grande necessidade, praticamente o básico, o mais acessível para eles, adequando a sua realidade, deixando o supérfluo de lado”, explicou Florenildes.

A assessora também informou que há um diferencial do mini casamento para uma cerimônia maior que são os custos. Ela explicou que quando há um número maior de convidados, os valores dos serviços ficam mais caros: o buffet, a decoração, os arranjos, mesas e cadeiras.

Mas, segundo Florenildes, é possível fazer um casamento bonito, mesmo ele sendo menor. “O ambiente de decoração ficará mais acolhedor e harmonioso, sendo para convidados diferenciados, que naturalmente são os familiares e amigos íntimos, facilitando os registros de cada momento e atenção dada as pessoas no ambiente, podendo ser realizado em um restaurante, jardim de uma casa ou sítio”, enfatizou.

De acordo com a assessora, em média, é gasto com um mini wedding fica em torno de R$ 25.000,00 a R$ 50.000,00, mas alertou que deve se levar em conta a forma de negociação. “Por isso a importância de contratar uma assessoria de casamento para que seja feito o acompanhamento”, concluiu.

O sonho de casar

A fisioterapeuta Isolda Lira, 25 anos, está contando os dias para o casamento. Ela e o noivo optaram por um casamento pequeno, pois além de combinar com a identidade do casal, a instabilidade financeira também fez com que eles mudassem os planos.

“Não tínhamos ideia de fazer um mini wedding devido à quantidade de familiares que seriam obrigatórios e também pelos amigos que poderiam ficar chateados de não serem convidados, mas por causa da instabilidade financeira precisamos diminuir a festa que estávamos planejando”, contou.

Isolda disse que conseguiram adaptar o casamento em um mini wedding e que foi preciso se desprender das obrigações familiares que não são tão presentes na vida de ambos. “Em uma festa menor podemos ficar com as pessoas que amamos e que torcem por nós dois, acredito que a festa será linda, do nosso jeito e vamos celebrar o amor”.

A decoração é importante

Segundo a decoradora Juliana Torres, o mini wedding é um estilo de casamento que deve ter características do casal e explicou que a decoração é o ponto chave para que a festa se torne ainda mais bonita. “Por ser um casamento menor, a atenção nos detalhes da decoração precisa ser redobrada e bem organizada”.

Juliana ressaltou que é preciso se atentar a alguns cuidados na decoração, como o porta-guardanapos, arranjos de mesa e quadro de fotos dos noivos.  “É preciso pensar nos detalhes da decoração para criar um ambiente mais familiar e aconchegante e sem perder a identidade do casal”, contou.

A decoradora também disse que geralmente, o casal opta por arranjos que combinem com o tema da decoração, pontos de luz, minimalismo e muitas cores.

“Sem decoração, não há como fazer um casamento bonito. É preciso saber o que o cliente deseja e fazer uma decoração que combine com o local escolhido, criando um ambiente aconchegante, digno de receber os convidados e que jamais seja esquecido pelo casal”, finalizou Juliana.