As pessoas que possuem mais de 70 anos e que tenham contribuído até 4 de outubro de 1988 com o Programa de Integração Social (PIS) ou o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) podem sacar as cotas nos fundos a partir desta quinta-feira, 19. A retirada somente é válida para os trabalhadores que tiveram carteira assinada.

De acordo com a medida provisória do Governo Federal, quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem direito ao saque. Isso ocorre porque a Constituição de 1988 passou a destinar as contribuições do PIS/Pasep das empresas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O cronograma prevê que em 17 de novembro, começará o saque para aposentados. Em 14 de dezembro, a retirada será liberada para homens a partir de 65 anos e para mulheres a partir de 62 anos. Não há data limite para os saques. Já os herdeiros de cotistas falecidos podem sacar o dinheiro a qualquer momento.

Ainda segundo o governo, a liberação dos saques das cotas do PIS/Pasep vai injetar R$ 15,9 bilhões na economia e beneficiar 7,8 milhões de pessoas. Desse total, R$ 11,2 bilhões virão dos saques do PIS, vinculado aos trabalhadores da iniciativa privada e administrado pela Caixa Econômica Federal, que beneficiarão 6,4 milhões de cotistas. O restante virá do Pasep, vinculado aos servidores públicos e aos empregados de estatais e sociedades de economia mista e administrado pelo Banco do Brasil.

Abrindo mais cedo

As 1.334 agências do Banco do Brasil (BB) abrirão uma hora mais cedo a partir de hoje, 19, até o dia 31 deste mês, para atendimento exclusivo aos cotistas do Pasep.

Segundo o BB, as agências com horário estendido foram escolhidas com base em critérios como a previsão de adensamento de cotistas do Pasep com direito a saque. O banco também levou em conta a estrutura das unidades.

Confira a relação dos bancos e horários para a retirada do benefício em Alagoas:

 

Você também pode conferir a relação diretamente pelo site do BB clicando aqui.