Técnicos da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveram na terça-feira (10), no município de Inhapi, Sertão alagoano, ações de prevenção ao consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes. A série de atividades beneficiou mais de 200 pessoas na região.
A iniciativa faz parte da Campanha de Controle de Bebidas Alcoólicas para Crianças e Adolescentes, cujo intuito é disseminar o que preconiza a lei que proíbe a venda, a oferta, o fornecimento e a permissão de ingestão de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes.
As equipes realizaram palestras sobre os malefícios do álcool para 111 estudantes da Escola Municipal de Educação Básica Celso Malta Brandão e para mais 126 estudantes da Escola de Educação Básica Nossa Senhora da Conceição.
Os técnicos promoveram ainda mobilização e sensibilização nas ruas, praças, bares, mercados e restaurantes. O objetivo é orientar os comerciantes sobre a legislação, que vale também para eventos. Segundo a legislação, é obrigatório pedir documento de identificação para realizar a venda ou deixar que o produto seja consumido no local.
A medida visa evitar que adolescentes tenham acesso a bebidas alcoólicas. Os estabelecimentos que descumprirem a lei podem receber advertência, seguida de pagamento de multa ou até a interdição do local. Já os empresários e os responsáveis pelos adolescentes, podem pegar de dois a quatro anos de prisão.