A Capitania dos Portos de Alagoas, entidade que visa contribuir para orientação, a coordenação e o controle das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações no que se refere à segurança, entrou para seus 170 anos de existência na última terça-feira, cujas comemorações aconteceram nesta sexta-feira, num evento marcante que reuniu diversas autoridades; entre militares e civis, ocasião em que o órgão aniversariante teria sido homenageado pelos Correios, com o lançamento do “Selo Comemorativo” carimbado com seu período de atuação no Estado.  

“É um momento significante para todos nós, sobretudo pela importância do trabalho que a Capitania tem prestado para o Brasil e o mundo, numa rota de serviço marítimo, que tem consistido na determinação e eficiência de um grupo coeso, que ao longo dessas 17 décadas tem sido um marco na história do desenvolvimento de Alagoas”, disse o comandante da Capitania, capitão de Fragata, Mário Márcio Cardoso Teixeira. 

Vitor Cansanção que é diretor de Tecnologia da Informação do Porto de Maceió, também marcou presença. “A Capitania dos Portos de Alagoas nos orgulha pelo seu legado de trabalho; onde desde 1847, ano de sua criação, consolidou uma trajetória exemplar para os alagoanos, em meio as constantes inovações do mundo moderno”, disse Vitor. 

HISTÓRICO 

Criada pelo Decreto Imperial nº 539, em 03 de outubro de 1847, teve sua sede pioneira na Praça Lavenère Machado, onde hoje funciona o Sindicato dos Estivadores do Estado.
Posteriormente, a Capitania dos Portos foi transferida para a antiga Escola de Aprendizes-Marinheiros de Alagoas, onde atualmente se encontra o prédio do DETRAN-AL. Em 19 de novembro de 1955, a Capitania, de tradição sesquicentenária, se instalou no histórico bairro de Jaraguá.