Apesar do anúncio feito na noite de ontem, pela Petrobrás onde comunicou a redução de 1,3% no preço do diesel e 0,3% no valor da gasolina vendidos nas refinarias e depois dos motoristas tomarem alguns sustos com a alta do preço dos combustíveis, nesta semana a diminuição dos preços foi uma agradável surpresa para os condutores que abastecem na capital alagoana.
Em alguns postos onde o valor da gasolina comum chegou a cerca de R$4,14, hoje pode ser adquirida por R$3,65 o litro. O assessor jurídico do Procon, César Caldas disse à reportagem do CadaMinuto, nesta quinta-feira, dia 05, que acredita que um dos motivos da redução dos preços “pode ser a fiscalização mais presente uma vez que já foram realizadas várias reuniões entre o órgão fiscalizador, o Ministério Público de Alagoas (MP/AL) e o Sindicombustíveis”.
Com o intuito de esclarecer e fornecer informações aos consumidores sobre onde encontrar os melhores preços dos combustíveis, o Procon vem realizando pesquisas para avaliar como se comporta o mercado, considerando os valores praticados por algumas bandeiras avaliando seus custos fixos, ICMS e outros encargos que interferem no reajuste de preços, explicou o assessor jurídico.
Para reforçar ainda mais a prática de preços justos, Caldas destacou que “será firmada uma parceria entre o Procon e a Agência Nacional de Petróleo (ANP) onde haverá não só a fiscalização de preços, mas também será aferida a qualidade dos combustíveis ofertados ao consumidor”.