A instalação dos radares eletrônicos em Maceió é cercada de polêmica. A ação da fiscalização eletrônica já reduziu em 53% o número de acidentes nas ruas da capital no primeiro semestre de 2017, revelam as estatísticas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Mas enquanto uns defendem a redução da velocidade nas principais avenidas da cidade e a instalação radares, outros reclamam das multas destinadas aos infratores e da diminuição da velocidade no tráfego.
Polêmica à parte, a redução da velocidade na condução de automóveis é tendência mundial. Mais que isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) não só defende a redução, como recomenda velocidade máxima de 50 km/h em áreas urbanas. E um dos efeitos objetivos da redução dos limites de velocidade, conforme dados divulgados pelos organismos internacionais, é a queda do número de vítimas de acidentes de trânsito. 
Em Maceió, a chegada da fiscalização eletrônica obriga os motoristas a trafegarem com velocidade máxima de 60 km/h, 50 km/h ou 40 km/h, esta última situação nos locais em que foram instaladas lombadas eletrônicas, conhecidas como redutores de velocidade. Desde o último sábado (30), os novos radares começaram a operar na cidade.
 As lombadas eletrônicas foram instaladas em locais onde há grande movimentação de pedestres. Os pontos onde o motorista deve trafegar a 40km ficam nas avenidas Rotary (Gruta), Assis Chateaubriand (Pontal), Jorge Montenegro Barros (Santa Amélia), Governador Afrânio Lages (Bom Parto) e no cruzamento das ruas Melo Moraes e do Sol, no Centro.   
Recomendação  
A redução de velocidade nas vias urbanas é apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que recomendou a adoção do limite de 50 km/h em áreas urbanas para diminuir os acidentes e melhorar o fluxo do trânsito nas cidades. De fato, em 2011, a Assembleia Geral da entidade lançou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito.
Uma série de medidas foi definida para que o número de vítimas de acidentes fatais no trânsito fosse reduzido em todo o mundo. Entre elas, estava o limite de velocidade de até 50 km/h para qualquer via urbana – sem distinção de tamanho ou capacidade. E em áreas com grande movimentação de pedestres e ciclistas, a recomendação é de 30 km/h.