A crise que se instalou no Brasil trouxe para diversas empresas nos mais variados segmentos o desafio de se manter e gerar lucro. Em 2016, centenas de empresas fecharam as portas por não conseguirem sobreviver nesse cenário nada favorável. Vivemos tempos nos quais é preciso enxugar os gastos, investir em novas ideias e aproveitar recursos e o potencial muitas vezes escondido na própria empresa.
Existem algumas maneiras de enxugar as despesas sem precisar realizar o temeroso corte de pessoal. Aliás, um erro comum e bastante cometido devido à falta de planejamento é o corte de funcionários antes de se cortar itens que podem solucionar o problema causando pouco ou nenhum dano à empresa e ao empregado. Se você é empresário e enfrenta problemas para manter sua empresa, fique atento as dicas que preparamos:
- Organize e tabele todos os setores de seu negócio. Construa de modo organizado um documento listando todos os setores de sua empresa. Esse será o pontapé inicial para que você possa definir onde e como você reduzirá gastos. Recursos humanos, atendimento, compras, tecnologia, marketing, produção, frota e logística são alguns setores presentes na maioria das firmas.
- Envolva e conscientize sua equipe. Um plano de marketing interno a fim de envolver todos os funcionários em prol da economia na empresa pode ser uma ótima estratégia. Dá pra envolver todo mundo na economia de luz, material de escritório e na manutenção de equipamentos. Promova gincanas com pequenos brindes para a equipe que apresentar maiores índices de economia.
- Economize no transporte dos funcionários. O pagamento do transporte aos empregados é por lei obrigação da empresa. Porém, é possível fazer economia na hora de oferecer o benefício. Já existem empresas especializadas na gestão inteligente de transportes que permite uma redução de até 35% nos gastos.
- Aprimore a jornada de trabalho. De nada adianta manter o funcionário na empresa até o fim da jornada diária se ele já realizou todas as tarefas do dia que lhe foram demandadas. Além da insatisfação do servidor, que diminuirá seu contentamento podendo não oferecer o melhor de si, ainda gasta desnecessariamente recursos como energia elétrica, telefone, horas extras e outros itens.
- Reduza as contas de telefone. Reveja e pesquise planos de telefonia nos quais as ligações para números fixos sejam ilimitados. Se sua firma faz ligações interurbanas e internacionais, também vale a pena a procura por planos que ofereçam descontos nesses tipos de ligações. A conscientização dos funcionários para que realizem ligações apenas quando necessário também é fundamental.
- Equipamentos de qualidade geram economia. Ao contrário do que muitos pensam, investir em máquinas, equipamentos e produtos de qualidade geram economia. Isso porque quando se realiza a compra de algo mais barato mas com qualidade inferior, problemas como manutenção constante podem surgir, fazendo o estabelecimento gastar mais.
- Faça parcerias para obter maiores descontos. Reúna fornecedores e converse com todos a fim de fechar acordos e contratos que beneficiem sua empresa e seus fornecedores. Contratos de fidelidade, permutas e pacotes com vários serviços acoplados podem garantir uma economia relevante.
- Lucre com estoque parado. Se em seu estoque há produtos parados há muito tempo, otimize seu espaço e lucre vendendo os itens com descontos ou promoções. Você terá mais espaço e lucrará com algo que estava esquecido.
- Invista nas redes sociais. Já dizia o ditado: quem não é visto não é lembrado. Essa máxima, nos tempos de hoje, valem muito para as redes sociais. Investir em posts patrocinados e em profissionais qualificados com conhecimento no ramo pode trazer mais lucro para sua empresa. A internet oferece preços bem mais baixos que outros veículos de comunicação e consegue direcionar seu anúncio ao público que você deseja atingir.
- Invista no atendimento ao cliente. Um cliente satisfeito além de voltar sempre que precisar, indicará a empresa para outras pessoas, gerando um efeito positivo que se reverte em lucro. Já um cliente insatisfeito pode arruinar a reputação de seu negócio e trazer muita dor de cabeça.








