O Estádio Rei Pelé foi invadido, no bom sentido, pela cultura e as artes plásticas. A artista plástica Marta Arruda, que completa 30 anos de carreira em 2017, é madrinha do projeto “Todos Pela Cidade”, que tem como objetivo revitalizar vários pontos da capital alagoana, com destaque para a escadaria da Catedral, no Centro de Maceió e para isso, conta com a participação de estudantes, professores, parceiros e a comunidade geral para a conclusão do projeto.
O projeto “Todos Pela Cidade” tem várias ações a serem executadas na cidade, mas escadaria Eustáquio Gomes de Melo, mais conhecida como escadaria da Catedral, tem o foco principal do grupo. Todos os dias o espaço reservado no Rei Pelé recebe turmas diferentes para a execução dos trabalhos de mosaicos nos azulejos.
A turma do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) visitou a oficina e também deixou a sua contribuição, liderados pela professora Caroline Plech e já prometeram voltar ao espaço.
Coordenadora do movimento, Carolina Garabini destacou a importância de contar com a participação do público. “O movimento Todos pela Cidade tem ligação direta com artistas, arquitetos e voluntários. Nosso objetivo é cobrir de mosaicos os espelhos da escadaria. A gente precisa de 1.600 azulejos, de 15x15cm. Cada pessoa faz em média um ou dois cada vez que vem na nossa oficina, mas precisamos fazer mais, o quanto antes. Por isso que precisamos envolver cada vez mais a população. Já conseguimos o grafite do muro, as plantas, as tintas, empresa de engenharia, postes de led, eucaliptos que servirão para as lixeiras. Não pedimos quantia em dinheiro, apenas que as pessoas queiram fazer parte do projeto”, afirmou.
Reconhecida em Alagoas, a artista plástica Marta Arruda não poderia ficar de fora de tal atividade e reforça o pedido para que as pessoas venham conhecer, fazer o trabalho e participar desta revitalização.
“Importante agregar a comunidade, pessoas de várias classes sociais e idades. Hoje podemos dizer que contamos com a participação da Selaj, através da pessoa da secretária Claudia Petuba, de projetos como o Bombeiro Mirim, estudantes de arquitetura, professores e a comunidade de uma forma geral. A escadaria tem três vãos, 40 degraus, cada um de cinco metros e acredito com esforço e participação de todos, faremos um trabalho muito bonito”, explicou.
Todos os dias o espaço tem recebido turmas diferentes, atendendo o objetivo inicial da administração do Estádio Rei Pelé, como explica a secretária do esporte, lazer e juventude, Claudia Petuba.
“Desde que assumimos a gestão do Estádio Rei Pelé, nós compreendemos o espaço deveria ter a sua utilização ampliada, tanto para o universo do esporte, mas também para outras áreas, como manifestações culturais e artísticas. Ao tomar conhecido que a artista Mara Arruda, que completa 30 anos de carreira em 2017, pudesse ter o seu ateliê devidamente estabelecido, não só para desenvolver as suas peças, para oferecer de maneira gratuita, cursos e oficinas para conhecer o seu ofício. Essas pessoas podem ampliar os conhecimentos, complementar a sua renda. Uma série de pessoas estão sendo atendidas e nos deixa muito satisfeitos que toda a comunidade participe, com objetivo de colorir a nossa capital.