Os estudantes do Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) Professora Joelina Alves visitaram, nesta quarta-feira (27), o Museu de História Natural, em Maceió. A atividade integra a programação da semana em comemoração às pessoas com deficiência auditiva, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A professora e coordenadora pedagógica do CAS, Suzana Doria, afirma que a semana de atividades voltadas aos surdos marca a luta pelo reconhecimento e aceitação das diferenças.

“É muito importante, pois lutamos pela diferença linguística e pelo jeito de ser das pessoas que têm deficiência auditiva. Esta semana só mostra que todos querem ter o respeito merecido. O CAS sempre se preocupou com a acessibilidade e com o conhecimento recebido pelos nossos alunos”, conta Suzana.

Oportunidade

No museu, os jovens puderam conhecer um pouco mais sobre a fauna e a flora do Estado. “Aqui eles aprendem mais sobre geologia, biologia, paleontologia, entre outros assuntos. É muito importante utilizar o museu como uma ferramenta de inclusão”, explica Maria Cristina da Conceição, técnica em assuntos educacionais da Ufal.

Com ajuda da intérprete de Líbras Lívia Pedrosa, o estudante Luiz Henrique, de 23 anos, teve a oportunidade de se expressar e achar o que achou da atividade. “Nunca tinha ido a um museu, pois moro muito longe, em Murici. Achei muito legal a visita, pois estou conhecendo vários animais e plantas antigos, e acho tudo isso muito bonito. Acho importante fazermos passeios como este”, relata Henrique.

A aluna do CAS Nathalia Ventura, de 16 anos, corrobora com a opinião do colega de classe. A jovem também é natural de Murici e também visitou o Museu de História Natural pela primeira vez.

“Acho ótimo para o nosso grupo de surdos de Murici. Sempre tive a curiosidade de conhecer o museu, e agora tive a oportunidade. Aqui aprendemos mais sobre a nossa história e conhecemos mais sobre Alagoas”, diz Nathalia.

Cronograma

Confira a programação completa da Semana Integrada da Pessoa Surda:

Quinta-feira (28/09)

Dia da Beleza para alunos do CAS

Local: CAS (Jatiúca, Rua Ernesto Gomes Maranhão, ao lado da Escola Rosalvo Lobo)

Horário 9h às 11h / 14h às 16h

Sexta-feira (29/09)

Seminário ‘Como Pensar a Educação das Crianças Surdas?’

Local: Auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização/ Ufal

Horário: 9h às 12h / 14 às 16h