Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre essa triste realidade que assola nosso mundo, o Colégio Santa Úrsula está promovendo, ações de conscientização ao suicídio e sua campanha preventiva, por meio do Setembro Amarelo. A proposta é disseminar a ideia de valorização da vida e que falar sobre o assunto é a melhor saída para prevenir tal atitude.

Mesmo sendo algo a que todos estamos vulneráveis, o suicídio ainda é um tema pouco debatido em nossa sociedade, um tabu. De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), a partir de dados mais recentes do Mapa da Violência, 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, que significa uma a cada 45 minutos, o que faz do país o oitavo com mais suicídios do planeta. São quase 800 mil vítimas por ano.

Um outro dado também é bastante assustador. Segundo a Organização Mundial da Saúde, na faixa etária dos 15 aos 29 anos, a média de suicídios aumenta em ritmo mais rápido do que em outros segmentos, já sendo a segunda maior causa de morte, atrás somente de acidentes de trânsito. Isso aponta a necessidade da abordagem do assunto nas salas de aula.

O Colégio Santa Úrsula entende que o fator principal para combater esses números, é a prevenção, através do diálogo. Por isso, diante do mês dedicado a essa conscientização, as orientadoras estão direcionando palestras e atividades variadas aos jovens do ensino fundamental e médio. A proposta é que, além do conhecimento obtido, essa rede preventiva possa ser passada a diante e ajudar outras pessoas.

"Apesar de ser algo que sabemos que existe, o ser humano tende a achar que os casos de suicídio são muito distantes da nossa realidade. Mas não é bem assim! Os números são realmente assustadores e, só então, começamos a pensar o quanto a prevenção é importante  para diminuir esses números. Estudos apontam que 90% dos casos de suicídio podem ser evitados e nós, por meio da promoção da informação, queremos participar para a mudança desses dados através de atividades de valorização da vida.", afirmou Cintia Paiva, orientadora educacional.