Biólogos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estiveram nesta quarta-feira, dia 20, reunidos com representantes das associações responsáveis pelos passeios turísticos na praia do Francês para tratar do ordenamento do tráfego de fundeio de embarcações de passeios turísticos na região.

Segundo informações da assessoria de Comunicação do IMA, técnicos do Gerco/AL orientaram e informam aos representantes como o procedimento se dará e a importância da adoção das medidas para o meio ambiente.

Foi efetuado o diagnóstico no leito oceânico onde as embarcações de passeio turístico realizam fundeio em seu percurso. O objetivo é identificar os locais onde deverão ser colocadas poitas – espécie de âncora, um bloco de concreto com determinado formato para fundear.

A exigência será para que cada barco de passeio tenha sua poita. Desse modo, será proibido o lançamento de âncoras sobre os recifes, conforme preconiza a lei 9605 de Crimes Ambientais.

A colocação desses equipamentos deverá ser acompanhada por técnicos do Gerco/AL. Os pontos de embarque e desembarque deverão ser únicos, com demarcação, para que sejam evitados conflitos com os banhistas.

Ficou estabelecido, ainda, que a Secretaria de Meio Ambiente de Marechal Deodoro irá notificar os proprietários de embarcações para a confecção das poitas de amarração com bóias, que serão instaladas em locais pré-estabelecidos pelos técnicos do Gerco/AL. Caso as poitas não sejam colocadas os proprietários poderão ser multados e enquadrados em crime ambiental.

A ação acontece em parceria entre o setor de Gerenciamento Costeiro (Gerco) do IMA e a Prefeitura de Marechal Deodoro.

*Com assessoria