Na tarde deste sábado (16), milhares de pessoas se dirigiram ao tradicional bairro de Jaraguá para acompanhar o desfile cívico que faz parte da comemoração dos 200 anos da emancipação política de Alagoas.

A concentração dos grupos que se apresentaram - a maioria escolas públicas e privadas de todas as regiões do Estado - aconteceu no estacionamento de Jaraguá. O cortejo saiu em direção a rua Sá e Albuquerque, também no bairro histórico da capital sob os olhares do governador Renan Filho.

Animado, colorido e ao som das tradicionais bandas fanfarras, o desfilo fez muita gente dançar e se encantar com o batuque das baterias.

Em todos os grupos de apresentação, inúmeras homenagens ao Estado. Alas com pontos turísticos, alagoanos ilustres e com manifestações artísticas demostraram às milhares de pessoas que acompanharam ao desfile a riqueza cultural alagoana.

Foto: Fillipe Lima / Cada Minuto

Uma das bandas mais irreverentes e que animou ainda mais o público foi a Banda da Escola Quintela Cavalcante, do município de Arapiraca, no Agreste de Alagoas. De acordo com o maestro Larry Moreira, o conjunto musical preza pela apresentação diferente e por isso, é a atual detentora do título de campeã alagoana de bandas fanfarras.

"Nós temos um conceito de 'magic band', que é parecido com as bandas americanas, onde eles têm coreografias diferentes. Somos a única banda a representar Alagoas em outros estados do Brasil" disse.

Foto: Fillipe Lima / Cada Minuto

O maestro completou dizendo que "a banda já tem mais de 30 anos, mas estava desativada. Tem uma grande tradição que nós estamos buscando resgatar na nossa cidade e em Alagoas".

A caçula da banda é a pequena Ana Clara, de 9 anos. Com muita exuberância e beleza, a jovem bailarina contou que já é experiente em desfiles. "Eu já desfilo há três anos. Para mim é uma alegria muito grande está aqui nesses 200 anos de Alagoas" afirmou.

Foto: Fillipe Lima / Cada Minuto

Outro grupo que também desfilou foi a dos filiados da Federação de Moto Clubes e Moto Grupos do Estado de Alagoas. Com veículos diferentes e radicais, eles também buscaram participar da festa dos 200 anos.

Nastia Ioli, de 55 anos, contou que há 22 desfila no dia da emancipação política de Alagoas. Ela contou à reportagem que gosta da festa e que tem um sabor ainda mais especial poder presenciar e participar este ano. "São os 200 anos do nosso estado. Isso é um motivo de grande alegria e nada melhor do que celebrar desfilando com a federação" disse.

Foto: Fillipe Lima / Cada Minuto

Confira vídeo!

 

*Estagiário