Jovens que moram em Fernão em Velho tiveram a oportunidade de aprender lições de empreendedorismo, ao participar do projeto ‘Crescendo e Empreendendo’, que é uma parceria da Prefeitura de Maceió, Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), com o Sebrae.
Técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) foram capacitados pelo Sebrae para a função de facilitadores nessas unidades. O ‘Crescendo e Empreendendo’ é um projeto que prepara jovens que cursam o ensino médio para os desafios do mundo do trabalho, incentivando-os a identificar oportunidades de negócio, reflexões sobre empreendedorismo e ingresso na vida profissional.
Ao todo, 20 adolescentes aprenderam em três oficinas sobre atitudes empreendedoras, características de comportamento empreendedor, trabalho e negócio e a pensar no futuro. No Cras Fernão Velho, as oficinas foram ministradas pela assistente social Adriane Isabel e pela pedagoga Benilza Amâncio.
Além das oficinas, os alunos receberam apostila e certificado do Sebrae. Nesta quinta-feira (31), aconteceu o encerramento do curso e entrega de certificados .
Segundo a coordenadora e facilitadora do curso do Cras Fernão Velho, Adriane Isabel, o curso passa infromações de como os jovens podem se tornar empreendedores na vida pessoal e profissional. “ É uma forma de prepará-los para o mercado de trabalho. Já temos jovens fazendo estágio em empresas e em algumas instituições. Também faremos uma articulação com o Programa Vira Vida e o Centro de Integração Empresa –Escola (CIEE). No dia 15 de setembro, eles serão levados ao CIEE para receberem instruções de como elaborar um currículo e para se inscrevem no programa Jovem Aprendiz”, explicou.
A adolescente de 16 anos, Letícia de Castro, achou ótimo o curso. “É sempre bom adquirir novos conhecimentos. O que eu aprendi vai me ajudar bastante para conseguir o primeiro emprego”, disse.
O jovem Williams, de 18 anos, fez parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) quando era criança, hoje Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e participou também do curso. “Participei do Peti por 3 anos. Já terminei o nível médio. Nesse curso eu aprendi dicas de como entrar no mercado de trabalho, a ter uma rede contatos e também aprendi a perder a timidez”, disse.
O Cras Fernão Velho fica localizado na Praça São José, n°37, no bairro de Fernão Velho. As atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes acontecem todas as terças, quartas, quintas e sextas-feiras à tarde.