Com o intuito de coibir o trabalho infantil e orientar sobre o manuseio adequado dos produtos mais comercializados no Dia de Finados, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) está convocando os ambulantes para uma reunião. Aqueles que não estiverem devidamente registrados não poderão vender seus produtos e ainda poderão ter o material apreendido.
Conforme a assessoria de Comunicação da pasta, durante a reunião que será às 9 horas do dia 6 de setembro, na sede da Guarda Municipal, situada no Conjunto Joaquim Leão, no bairro do Vergel, os ambulantes serão cadastrados, por isso devem levar cópia de documento de identidade, CPF e comprovante de residência (acompanhados dos originais). Eles também vão ser orientados sobre como devem proceder quanto ao manuseio e venda dos produtos, os mais comuns são flores, velas e gêneros alimentícios.
Também está sendo realizada uma ação integrada entre as Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), por meio da coordenação de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), e de Desenvolvimento Sustentável (Semds), por meio do Departamento de Cemitérios. O objetivo é coibir o trabalho infantil na venda de produtos ou na limpeza dos locais.
O diretor de Convívio Social da Semscs, Ariel Fernandes, alerta para a importância da presença dos ambulantes na reunião. “No dia 2 de novembro, data em que o Dia de Finados é celebrado, haverá fiscalização e quem não tiver autorização ou quem não estiver nos padrões estabelecidos, poderá ter seu material apreendido”, ressaltou.
*Com assessoria