Os motoristas alagoanos já podem baixar uma versão de teste da Carteira Nacional de Habilitação eletrônica pelo smartphone. Ideia é prevenir multas caso condutor tenha esquecido ou perdido o documento impresso.

O aplicativo, que será usado a partir de fevereiro de 2018, terá o mesmo valor jurídico do impresso. Ele é desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e permitirá aos motoristas terem acesso ao arquivo digital da CNH por meio do telefone celular.

A versão de demonstração do aplicativo CNH-e está disponível apenas para aparelhos com sistema operacional Android. A versão iOs para aparelhos Iphone será desenvolvido em seguida.

O funcionamento do aplicativo deve funcionar pelo QrCode disponível no documento digital na hora que for apresentado ao guarda de trânsito quando for solicitado. A habilitação física continuará sendo emitida aos condutores que a solicitarem aos departamentos de trânsito estaduais.

Futuramente, o motorista também poderá conferir, pelo mesmo aplicativo, a pontuação de infrações cometidas, ser avisado quando a CNH estiver perto de vencer e saber sobre campanhas de trânsito.

Para fazer o download, acesse o site da Serpro clicando aqui.