Os constantes atrasos nas entregas de encomendas têm causados muitos transtornos a muitos alagoanos. Em depoimento ao Cada Minuto, uma moradora do condomínio Jardim Vaticano, no bairro da Mangabeiras - que não quis se identificar - afirmou que há quase um mês tem passado por dificuldades para receber um cartão de crédito em sua residência.

"Desde o mês de julho estou aguardando a entrega de um cartão de crédito já aprovado que conforme a operadora do cartão o mesmo seria entregue em minha residência até o dia 28 de julho" declarou a servidora pública.

Segundo a servidora, após o prazo ela ligou para a operadora e foi informada que o cartão teria retornado com a informação dos correios de que a entrega não foi efetuada por não haver ninguém para receber. Revoltada com a falta de respeito ela declarou que essa afirmação “é mentira, onde moro há vigilância 24 horas então é impossível isso acontecer. É um absurdo um servidor público Federal ter uma atitude tão irresponsável e não haver controle nenhum por parte da empresa e o cliente ser penalizado”, desabafou a moradora.

De acordo com a assessoria de comunicação dos Correios em Alagoas, o problema que tem afetado os moradores do Estado tem origem no Centro Regional de Distribuição de Recife e que as centrais alagoanas têm recebido as encomendas já em atraso.

"A máquina de triagem de encomendas na Central dos Correios em Recife está quebrada há algumas semanas e nós estamos recebendo as encomendas já em atraso e isso acaba gerando um acumulo nas nossas entregas aqui no Estado. A previsão de conserto para este problema é apenas para outubro. Daqui para lá, em contrapartida, estamos realizando mutirões de entregas durante os fins de semana. É a nossa maneira para tentar minimizar esse transtorno para a sociedade alagoana. E nós pedimos para que não procurem nossas centrais para retirada de produtos, pois isso pode causar um transtorno ainda maior para os nossos usuários e para os funcionários" disse.

A assessoria de comunicação dos Correios explicou ainda que nos últimos anos o quadro efetivo de carteiros vem sofrendo uma significativa diminuição e que tem sido um problema que causa dificuldade nos trabalhos da empresa pública há alguns anos.

"O índice de carteiros aposentados e/ou doentes é um problema que acaba agravando muito nessa questão das entregas. Criamos um mecanismo para incentivar os servidores que estão aposentados a voltarem a ativa porque o nosso efetivo está muito reduzido e os Correios não tem nenhuma previsão de realizar um concurso público para a contratação de novos trabalhadores" explicou.

Outro problema constante na dificuldade das entregas em Alagoas tem sido o surgimentos de novos empreendimentos habitacionais, o que acaba surgindo a necessidade de criação de novas ruas ou quadras. Os Correios afirmam que esse é um problema comum, mas que não tem poder para agir nesses casos.

"Com relação aos nomes de ruas, nós não temos competência para resolver, já que é de cargo da Câmara dos Vereadores, seja de qual cidade for. Eles são os responsáveis pela mudança nos nomes das ruas ou criação destas. Neste caso eles que precisam nos informar oficialmente para inserirmos em nossos sistemas" finalizou.

*Estagiário