O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou sua passagem por Alagoas na tarde desta terça-feira, 22, ao realizar a travessia do Rio São Francisco, vindo do estado de Sergipe, com destino ao município de Penedo, onde centenas de pessoas se aglomeravam para recebê-lo. Lula fez duras críticas ao governo e disse que Temer não sabe governar.
Militantes do PT, Sindicatos e diversos políticos alagoanos, como o governador Renan Filho e o Senador Renan Calheiros, também recepcionaram o ex-presidente às margens do Velho Chico.
Em seu discurso, que durou cerca de 20 minutos, Lula criticou o governo de Michel Temer e relembrou ações realizadas durante o período em que comandou a nação. O ex-presidente disse que as propostas de reformas do atual governo destroem as conquistas dos trabalhadores e questionou “Quero saber por que no meu governo a previdência era superavitária e agora há deficit?”.
Lula também afirmou que se nada acontecer até 2018, vai mostrar como “se governa para o povo, sem viver pensando em cortes”, e ao comentar a intenção do governo federal de privatizar a Eletrobras, disparou sobre Temer: “Parece marido que não trabalha e sai vendendo as coisas de casa”.
O petista disse ainda que Michel Temer não sabe governar e que o país, que antes era respeitado, “está sendo avacalhado lá fora”.
O Governador de Alagoas, Renan Filho, declarou, durante seu discurso, que Lula foi o primeiro presidente brasileiro a permitir que o Nordeste crescesse mais que o restante do país, e que foi ele quem disponibilizou os recursos necessários para que os pequenos municípios brasileiros cumprissem seu papel de fazer educação, saúde e assistência social. Renan também disse que a recepção de Lula era muito ansiada no estado.

Renan Calheiros também discursou e disse que o governo de Lula era um governo do povo, e para o povo. O senador criticou o atual governo, “Não podemos concordar com o que está acontecendo hoje. O governo atual está flexibilizando direitos do trabalhador e implantando a terceirização sem regra nenhuma”, acrescentou.
A visita de Lula continua nesta quarta-feira, 23, em Arapiraca, onde às 8h ele participará de uma cerimônia para receber o Doutor Honoris Causa, no Ginásio João Paulo II, no Parque Ceci Cunha. O título é concedido pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
À tarde, Lula virá para Maceió e deve ser recebido por militantes do partido no Clube Fênix, às 16h.
*Estagiária


