Diversos esgotos em Maceió têm sido alvos dos agentes fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) na ação “Combate ao Esgoto Clandestino”. Essa prática direciona o esgoto para as galerias de águas pluviais, ou seja, para as praias da capital.

Após ter sido constado na semana passada, os ficais da Sedet iniciaram as investigações de onde estariam vindo os esgotos, e averiguar assim os responsáveis e, assim, notificar e autuar para regularizar que a situação seja regularizada com celeridade.

Em conjunto, fiscais vistoriaram a rede de saneamento nas ruas de Maceió próximo ao vazamento, além da rede coletora de esgoto de casas e prédios, a fim de verificar ligações diretamente às galerias de águas pluviais.

De acordo com José Soares, coordenador de fiscalização da Sedet, o objetivo é coibir essas irregularidades. “A fiscalização é constante e temos como responsabilidade, ao constatar as irregularidades, notificar e autuar os agentes causadores para que solucionem o caso”, explica.

Em caso de irregularidades, a população pode entrar em conta com a Sedet, pelo telefone 3315-4759, e denunciar qualquer tipo de atividade que possa representar crime ambiental.