Dezenas de comunidades de Arapiraca serão contempladas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), que vai construir centenas de cisternas de tecnologia de primeira água na Zona Rural e em escolas da rede pública municipal. 

A informação foi confirmada pelo vereador Fabiano Leão (PMDB) após a assinatura do convênio pelo secretário Álvaro Vasconcelos na sede da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar). Por meio de convênio entre os governos federal e de Alagoas serão investidos R$ 15,7 milhões.
 
Benefício

De acordo com o secretário Álvaro Vasconcelos, além de beneficiar as famílias, as cisternas também vão auxiliar, positivamente, com as tarefas do dia a dia nas escolas públicas da zona rural. 

"As famílias beneficiadas passam a contar com um espaço adequado para o consumo e o armazenamento de água durante o ano todo", assegura o gestor da Seagri.

Trabalho

Fabiano Leão agradeceu ao apoio que vem recebendo do governo do Estado e parabenizou também a parceria que foi feita com a Facomar que nunca mediu esforços para apoiar as comunidades arapiraquenses. 

"A chegada das cisternas para as famílias será uma grande conquista. Algumas vezes as comunidades estão em áreas de difícil acesso e nenhum transporte motorizado. É assim que estamos trabalhando, em parceria com o governador Renan Filho, com o secretário Álvaro Vasconcelos e com o presidente Brás de Farias da Facomar”, disse Fabiano.  

Cada cisterna tem capacidade para 52 mil litros de água e o prazo de construção é de um mês. As entidades aproveitam os próprios moradores das comunidades na contratação dos serviços.