Fiscalização surpresa realizada por técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) flagrou 58 irregularidades como ligações clandestinas, débitos e desatualização  no cadastro de dados. Mais de 500 residências foram vistoriadas no bairro de Jacintinho.

Segundo a assessoria da Casal, os casos mais graves identificados foram religação clandestina de água, num total de 10 ocorrências e o ‘by pass’ -  o famoso ‘gato’ -, com três ocorrências.

 Técnicos da Unidade de Negócio Farol da Companhia fizeram o corte das ligações e autuaram os moradores, orientando-os para que procurassem o posto móvel de atendimento da empresa, instalado no mirante do Jacintinho, por trás da Rádio 96 FM, para regularizar a situação.

 Também foram realizados cortes nas ligações de 25 imóveis que estavam com débitos com a empresa. Nesses casos, ao procurar o posto temporário instalado no mirante ou o escritório de atendimento, o cliente pode renegociar o débito e solicitar a religação, que tem um prazo de 48 horas para ser realizada. Porém, para quem regularizou a situação hoje mesmo, o fornecimento de água foi restabelecido imediatamente.

 Num dos imóveis visitados, na rua Dr. José Joaquim de Araújo, apesar do cadastro na Casal constar como ligação desativada, o local recebia água de forma clandestina. Ao fazer o corte, os técnicos da empresa utilizaram uma ferramenta chamada ‘chibágua’ para vedar o cano e impedir a passagem da água. Em outro imóvel na mesma rua, o corte foi feito devido a contas com o pagamento em atraso.

As equipes de fiscalização também fizeram 12 operações de mudança de categoria – que é quando um imóvel cadastrado na Casal como residencial, por exemplo, estava funcionando como comercial – e oito de economia. Esse caso é quando uma ligação de água que estava cadastrada para atender a apenas um imóvel atendia a mais de um. As ocorrências de mudança de categoria e de economia não geram corte do fornecimento, apenas mudança cadastral e comercial.

*Com assessoria