O Centro Universitário Cesmac inaugurou na manhã desta terça-feira (15), o novo laboratório de anatomia, em homenagem ao médico patologista Antenor Teixeira Leal. O laboratório irá atender não só os alunos de saúde, mas também os cursos que tenham interesse, como os de biologia e psicologia.

Com disponibilidade para os alunos em conjunto com sua coordenação, o novo laboratório irá funcionar das 7hrs da manhã até as 22hrs da noite, tanto para graduação, quanto para revisão de matérias. Segundo a assessoria, foram investidos mais de RS2 milhões, contando com a principal aquisição do centro, as duas telas de mesas digitais.

De acordo com a coordenadora de laboratórios, Marcileide Santos, a tela digital irá proporcional uma inovação para os estudantes. “Nela será possível fazer um exame real, mostrar para um aluno e ministrar a aula ao mesmo tempo. Se um professor faltar ou não estar presente fisicamente no local, a tela também oferta a opção de videoconferência para que assim, a aula seja dada”, disse Marcileide, que completou dizendo que a tecnologia veio para aprimorar a dinâmica em aula.

O provedor do Hospital Santa Casa, Humberto Gomes de Melo, esteve presente durante a inauguração e falou sobre como a parceria entre o hospital universitário e a faculdade de medicina tem dado resultados. “Hoje com a expansão dos estudos de medicina, a Santa Casa é um hospital de ensino reconhecido pelo MEC e com credenciação internacional da ONU. Ele se tornou o maior hospital do estado para a formação de médicos e estudantes da área da saúde”, disse.

Ainda segundo Humberto, a adoção de novas tecnologias, e o investimento nos materiais de peças sintéticas e naturais (cadáveres), era preciso e irá facilitar o ensino do estudo.

O Vice-Reitor, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, foi o responsável pela solenidade e disse que essa é mais uma atitude para o Cesmac ser reconhecido como centro de excelência. “Nós estamos fazendo nossa missão, de providenciar para os alunos, professores e coordenadores a melhor estrutura e qualidade de estudo. Não é mais uma educação tradicional, chegou o século 21 e queremos trazer essa inovação para o estado”, disse Prof. Douglas.

Segundo o vice-reitor serão inaugurados um total de seis laboratórios nesse segundo semestre. Pela área de engenharia, a inovação foi reconhecida pelo primeiro prédio com energia solar do estado, que será inaugurado ainda esse ano.