Após denúncias de ex-parceiros e da Associação dos Motoristas Autônomos por Aplicativos (AMA) em São Paulo, a multinacional Uber começou a ser investigada pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público do Trabalho (MPT) por supostas irregularidades trabalhistas e econômicas.
Em 2016, o MPF instaurou procedimento administrativo e criminal para apurar denúncias de exploração de trabalhadores e o MPT instaurou inquérito civil para apurar denúncias como submissão de motoristas a servidão por dívida e a horas de trabalho exaustivas.
De acordo com a denúncia ao MPT, a servidão por dívida ocorre porque os motoristas, que não têm vínculo de emprego com o Uber, ficam expostos a contratos com locadoras e financeiras de automóveis, métodos que podem aumentar a dependência e explorar os motoristas, sem que os trabalhadores tenham como questionar direitos trabalhistas ou sequer direito à alimentação.
à época, o Uber alegou que não é a empresa que contrata motoristas, mas os motoristas que a contratam para utilizar o aplicativo e prestar serviço de transporte individual privado de passageiros.
Segundo a denúncia, a Uber ajusta e manipula um preço único para todos os prestadores de serviços autônomos e controla o preço artificialmente para aumentar lucros ou participação no mercado.
"Fiz a conta e vi que estava sendo enganado. A Uber ilude, engana. O povo brasileiro é muito simples, não sabe fazer nem as quatro operações matemáticas, quanto mais calcular custos fixos e variáveis", afirmou o líder dos motoristas autônomos e ex-parceiro da Uber na capital paulista, Paulo Acras.
Em todo o país, a crise econômica e o cadastro mais fácil fizeram crescer o número de motoristas de Uber, mas quem decide entrar pra o negócio precisa rodar muito mais para garantir um faturamento que valha a pena.
Sobre as denúncias, o Uber informou que os passageiros pagam os motoristas por cada viagem, e o motorista paga a Uber para utilizar o aplicativo uma taxa de serviços de 25% (uberX) ou 20% (UberBlack) em relação às viagens realizadas.

Minuto Esportes







