Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Amor 21 vai oferecer um curso profissionalizante de confeiteiro para pessoas com Síndrome de Down, com objetivo de preparar e colocar no mercado de trabalho pessoas com deficiência.

Através do projeto de emprego apoiado pelo Amor 21, o jovem Fernando Barros, de 22 anos, que tem síndrome de Down, foi inserido no mercado de trabalho, especificamente, no Parque Shopping Maceió.

Nesse projeto a instituição vai à empresa, algumas vezes, ministra palestras e vai preparando os seus funcionários para receber a pessoa com deficiência, criando um ambiente propício para esta inclusão, em seguida a instituição acompanha, periodicamente, este jovem até ele se adaptar o ambiente de trabalho.

Para o jovem Nando, como os amigos o chama, isso é muito importante, pois ele terá condições de ajudar seus pais e casar com sua jovem namorada, Ana Clara.

Para a sua mãe, Daniela Duarte, é o resultado de muito sacrifício e dedicação. É a realização de um sonho, ver seu filho caminhando para a autonomia.

Para Neila Sabino, presidente do Amor 21, as barreiras estão sendo ultrapassadas à medida que as empresas estão se dispondo a conhecer as pessoas com deficiência.

“nós quando vamos à empresa, levamos um estudo elaborado pelaMcKinsey & Company que é uma empresa de consultoria empresarial americana e é reconhecida como a líder mundial no mercado de consultoria empresarial. Nesse estudo eles dizem que uma empresa para ter uma saúde empresarial precisa ter 09 (nove) pilares e uma pessoa com síndrome de Down melhora cinco desses pilares.

O curso será realizado de 28 de agosto a 13 de novembro, no SENAI do Poço, localizado na Av. Comendador Leão, s/n. As inscrições já estão abertas.