Com dois concursos importantes para acontecer ainda no ano de 2017, o segredo para um bom resultado é o foco nos estudos. Sendo disponibilizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), os estudantes para as provas de concurso da Polícia Militar (PM/AL) e o do Corpo de Bombeiros de Alagoas (CBM/AL) já devem se preparar para que vem ai.

Com uma das principais partes, a prova objetiva que cerca os dois concursos depende de muito estudo e dedicação.  Com cursinhos preparatórios, estudando em casa ou a forma que achar melhor, os especialistas ainda dizem: o segredo é a perseverança e o foco.   

Para o professor Jeferson Souza, um olhar especial ao edital também ajuda na preparação “É comum ver concurseiros estudando coisas que não irão cair e, por isso, muita gente acaba se prejudicando. Outro ponto fundamental é conhecer bem a banca examinadora e, por fim, se organizar nos estudos. Montar cronogramas de disciplinas e pontos de atenção também são boas dicas para se tornar um bom candidato”, explica o professor.

Outras orientações, no entanto, também são fundamentais para a preparação. Algumas, por exemplo, são regras importantes e que não podem sair da cabeça do candidato. É o caso da disciplina nos horários de estudo, que, em geral, é uma atitude imprescindível para qualquer pessoa que queira conquistar um cargo no serviço público. Ter o momento e o local para estudar parece ser simples, porém, na avaliação dos professores, é um ponto que faz muita diferença.

“É necessário que o candidato elimine todo tipo de desorganização, barulho ou outro elemento que possa lhe tirar a atenção e o foco, a exemplo das redes sociais. Tem gente que sabe lidar bem com isso, mas, em geral, é algo que pode atrapalhar na hora dos estudos. Também é importante definir o horário e o tempo que será dedicado a cada forma de estudo: leitura, vídeos aulas e resolução de exercícios”, completa a professora Maria do Carmo.   

 Inscrições

As inscrições para os concursos da PM e do CBM/AL podem ser feitas no pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), que é a banca organizadora do certame. Os candidatos devem ter o ensino médio completo.

Para a PM, o concurso vai contar com prova objetiva (50 questões de conhecimentos básicos e 70 específicas). Já para o Corpo de Bombeiros, o certame terá 50 questões de conhecimento básico e 50 de conhecimento específico. Conforme o cronograma oficial, as provas ocorrem em outubro.

Além de estarem publicados no Diário Oficial do Estado, os editais também estão disponíveis no portal da Seplag (www.seplag.al.gov.br/concurso-pm-e-cbm-2017).