O Governo Federal, através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cancelou 3.205 benefícios só em Alagoas. Em todo o país foram cancelados 180 mil auxílios doenças, após cerca de 200 mil perícias serem realizadas.

Segundo um levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), os cancelamentos realizados em Alagoas geram uma economia de R$ 40 milhões por ano aos cofres públicos no estado.

Segundo o INSS, 9.026 cartas foram enviadas, convocando os beneficiários para realizar a revisão. Ao todo, foram concretizadas 3.547 perícias, mas 77% desse total, o que corresponde a 2.727 foram suspensas. As 478 outras suspensões aconteceram devido ao o não atendimento do chamado pelo órgão.

Dentre as revisões dos benefícios em Alagoas, 748 foram convertidas em aposentadoria por invalidez, sete delas com acréscimo de 25%, e seis em auxílio-acidente. 59 pessoas que estavam em situação de segurado, foram encaminhadas para reabilitação profissional.

De acordo com o INSS, 200 perícias permanecem na condição de suspensão futura, com previsão de 90 dias para acontecer.  

A estimativa da Previdência Social é que a economia do INSS por ano, em Alagoas, atinja o valor de R$ 43.171.191,40.

Legalmente a revisão do beneficio deve ser feita a cada dois anos. O pente-fino do INSS foi previsto em medida provisória em 2016, mas foi suspenso porque não foi aprovada a tempo pelo Congresso. Após edição da MP pelo governo, a revisão dos benefícios foi retomada este ano.