De acordo com o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL) e um dos nomes do Podemos no Estado, Omar Coêlho, o partido - que é uma refundação do PTN - tem um objetivo primordial na Terra dos Marechais: estruturar um palanque para a candidatura do senador Álvaro Dias (Podemos) à presidência da República.
Diante disso, Omar Coêlho - que pode ser candidato ao Senado Federal ou a Câmara de Deputados - não vê como prioridade discutir as candidaturas locais agora. “Nosso compromisso com a presidente da sigla, a deputada federal Renata Abreu, e com o nosso pré-candidato à presidência da República, Álvaro Dias, é o de fortalecer o Podemos em Alagoas, com pessoas compromissadas com a ética e a política, visando dar uma opção ao eleitor alagoano de votar em candidatos de respeitabilidades, viabilizando um palanque com o perfil do nosso candidato a presidente”, frisou.
Coêlho evita a discussão sobre nomes locais. Todavia, além do dele - como já posto pelo CadaMinuto na Coluna Labafero - há também a presença do empresário Rafael Tenório como uma das opções do Podemos.
Omar Coêlho foca, segundo ele mesmo, na estruturação do partido primeiro. “Pretendemos ter diretórios ou representantes em todos os municípios alagoanos, que estão sendo muito receptivos para com essa nova proposta de fazer política. Seremos criteriosos nas escolhas de nossos representantes porque podemos ser um diferencial para uma nova Alagoas e um novo Brasil”.
E o que seria essa novidade? Bem, de acordo com Coêlho um dos pontos - como já vem ocorrendo no site da legenda - é a definição de pautas com base na consulta popular por meio de mídias sociais. Ele destacou como o partido se colocou recentemente em relação à denúncia contra Michel Temer, onde a população pode votar no site do Podemos sobre a posição a ser adotada pela deputada federal Renata Abreu.
“É um partido de Centro, que defenderá a Democracia Direta, aproximando o povo do parlamento”, explicou. Outros temas - ainda de acordo Omar Coêlho - virão. Um deles, por exemplo, será sobre a Revogação do Estatuto do Desarmamento. Será a população que escolherá como o Podemos votará no Congresso Nacional.
Quanto ao cenário eleitoral em Alagoas, o membro do Podemos local diz que “se for possível fazer uma coligação apoiando Álvaro Dias para presidente e nosso candidatos, assim faremos. Caso contrário, mesmo sabendo de todas as dificuldades, ofertaremos uma chapa completa de A a Z”. Ou seja: o Podemos pode apresentar nomes ao governo estadual, ao Senado Federal e aos cargos proporcionais. Quem eles serão? Aí é discussão para depois.
Estou no twitter: @lulavilar