O Ibrape fez uma pesquisa em Arapiraca. Nessa, foi avaliada a situação do prefeito da cidade Rogério Teófilo (PSDB). Os números não são tão bons para o chefe do Executivo municipal.
A primeira pergunta feita pelo Ibrape é como se encontra a administração de Teófilo até esse momento. De acordo com a pesquisa, o “ótimo” alcançou 2%. Bom ficou em 12%, 18% como regular, mas 47% como péssimo. O “Não sabe” teve 4%.
O Ibrape ainda questionou o seguinte: “o senhor (a) aprova ou desaprova a maneira como Rogério Teófilo vem administrando a cidade?”. Para esse questionamento, os números são ainda mais incômodos para o gestor. É que apenas há apenas 27% de aprovação. Teófilo alcançou 71% de desaprovação e 6% das pessoas afirmam não saber ou não opinaram.
O Instituto ainda fez questão de comparar Teófilo com a ex-prefeita Célia Rocha. Foi indagado qual era administração melhor. 17% dos ouvidos disseram que o tucano é melhor que sua antecessora. Porém, 51% dos entrevistados afirmam que ele é pior. 14% deles enxergam como iguais e 18% dos arapiraquenses ouvidos não opinaram.
Por fim, se questionou se nas próximas eleições municipais, o eleitor pretende votar em alguém apoiado pelo atual prefeito. Apenas 12% dos entrevistados afirmam que sim. Enquanto isso, 42% deles pretendem votar em um opositor. O índice de quem não quis opinar foi de 46%.
A pesquisa ouviu 800 pessoas maiores de 16 anos no dia 22 deste mês. A margem de erro - segundo o Ibrape - é de 3%. O intervalo de confiança é de 95%. As amostras foram coletadas em diversos bairros da capital. É claro: toda pesquisa é um retrato de momento.
Estou no twitter: @lulavilar