Quem acompanhar as redes sociais do ministro do Turismo, Marx Beltrão (PMDB), perceberá algo muito interessante: o foco é quase 100% em Alagoas. Beltrão, que é ministro e consequentemente tem uma agenda que envolve todo o país, resolveu focar - ao menos nas redes sociais - em ações que estão sendo desenvolvidas no Estado de Alagoas.
Faz sentido do ponto de vista político-eleitoral. Afinal, Marx Beltrão será candidato ao Senado Federal por Alagoas.
Ele briga para isso.
Não bastasse o foco nas ações que ocorrem no Estado, Marx Beltrão - por meio de uma estratégia de marketing - busca associar as ações do Ministério do Turismo ao mandato para o qual foi eleito: o de deputado federal. Em quase todas as postagens há a presença das hastags: #MarxTrabalha e #DeputadodoPovo, mesmo com o ministro estando afastado da Câmara de Deputados. É que deputado é eleito, ministro não! Então, tem que sempre lembrar como chegou lá…
Pelas pesquisas eleitorais, as diversas ações de Marx Beltrão - evidentemente que não apenas as redes sociais - estão dando certo. Nas mais recentes pesquisas de intenção de voto, Beltrão aparece bem colocado na disputa por uma das duas vagas. Pode até ser o “fogo amigo” que, lá na frente, venha a preocupar o senador Renan Calheiros (PMDB), que é candidato à reeleição.
A única postagem que destoa é a enigmática frase: “Você sabe que está no caminho certo quando perde o interesse de olhar para trás”. Aliás, não é de hoje, que Marx Beltrão intercala as ações com essas frases. Já falou até em “coragem de mudanças”. São recados? Há quem diga que sim.
É que Beltrão não quer estar associado a qualquer cacique. Quer construir, paulatinamente, uma vida própria independente do PMDB. Por esta razão, comanda algumas legendas em Alagoas. A forte influência de Marx Beltrão em algumas siglas faz com que ele consiga trabalhar um grupo político em torno de seu nome, com alianças importantes para uma futura disputa eleitoral.
Marx Beltrão tem foco definido. E não bate o martelo onde não haja prego.
Estou no twitter: @lulavilar