Alagoas ganhou três novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Situadas na área do Loteamento Reserva Saint Michel, que está sendo construído no município da Barra de São Miguel, no Litoral Sul de Alagoas, as áreas passam a ser, a partir de agora, locais permanentes de proteção. Uma vez criadas, as reservas não mais podem ser extintas. 
As criações das novas RPPNs pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) foram publicadas no Diário Oficial do Estado.

No total, são quase 85 hectares de mata que passam a ser protegidos pelos proprietários das áreas, que em um futuro próximo serão os moradores do loteamento. Ao comprar o terreno no Reserva Saint Michel, as pessoas assumem o compromisso de ajudar a proteger a vegetação e os animais que nela vivem.

Agora, o próximo passo é a apresentação do Plano de Manejo das reservas, que está sendo preparado pela empresa de consultoria Teia Serviços Ambientais. Trata-se de um documento técnico no qual constam os zoneamentos e as normas que devem nortear os usos das áreas, que no total, correspondem a 65% de todo o terreno do Reserva Saint Michel. Como as RPPNs ficam dentro da mesma área, apenas um plano é suficiente para contemplá-las. 

Com a oficialização, Alagoas passa a ter mais de 20 RPPNs espalhadas pelas mais diversas regiões, com o objetivo de garantir a conservação da fauna e da flora nativas de cada localidade. Especificamente na área do Reserva Saint Michel, ficará protegida a vegetação de restinga, típicas das regiões litorâneas. 

Antes da elaboração do plano de manejo, a área foi cercada para que pudesse ser iniciado o reflorestamento em alguns trechos, o que já vem acontecendo desde a implantação do empreendimento, com o plantio de vários exemplares de palmeira, executado por especialistas da Teia Serviços Ambientais. 

Placas informativas e educativas com o objetivo de orientar as pessoas para que elas estejam cientes dos cuidados necessários ao circular nas reservas também foram colocadas, tendo em vista a importância da conscientização para formação de agentes multiplicadores. Os operários da obra do loteamento, inclusive, receberam treinamento para fazer o resgate dos animais encontrados durante os trabalhos no canteiro, de forma que os devolvessem intactos ao habitat natural. 

Outros cuidados também vêm sendo demonstrados durante a execução dos trabalhos no Reserva Saint Michel, como a instalação de um viveiro para criação de mudas das mais variadas espécies com o objetivo de plantá-las lá mesmo na localidade. Palestras voltadas à proteção do meio ambiente e à importância da conservação da fauna e da flora, assim como a separação dos resíduos da obra por tipo - por meio do Programa de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) - também foram ações executadas juntas aos operários da Cerutti Engenharia, responsável pela obra.

*com Assessoria