Não é segredo que o deputado federal João Henrique Caldas, o JHC (PSB), tenta se articular para montar uma “terceira via” na disputa pelo governo do Estado de Alagoas. Para isso, JHC já iniciou tratativas com outros partidos e tenta consolidar uma majoritária. Se vai conseguir ou não, aí é outra história. 

O interessante é que pode nascer daí - caso JHC consolide uma candidatura, como fez quando disputou a Prefeitura de Maceió, em 2016 - mais uma “dobradinha de pai e filho”. Do lado do PMDB essa dobradinha já é certa: o senador Renan Calheiros (PMDB) parte para a reeleição ao Senado Federal e o governador Renan Filho (PMDB) vai buscar renovar sua cadeira de Executivo estadual.

A nova dobradinha pode ocorrer porque João Caldas (PSB), pai de JHC, tem acalentado a ideia de disputar o Senado Federal. O nome dele ainda não foi posto em pesquisas, mas o assunto já toma conta de alguns bastidores. 

A possibilidade de JHC disputar uma majoritária é grande? Bem, segundo informações de bastidores a resposta é “Não”. JHC deve mesmo buscar renovar o mandato de deputado federal. É que diferente de 2016, agora ele tem o que perder e o governador Renan Filho (PMDB) aparece muito bem nas pesquisas. 

Portanto, o nome a encabeçar uma possível terceira via será outro. Logo, a majoritária que se tenta consolidar deve ter outro candidato ao governo. O fato foi explorado na mídia pelo colunista Edvaldo Júnior, da Gazetaweb. Mas, de qualquer forma é mais uma dupla “pai e filho” no processo eleitoral. 

Mas, a imagem de JHC será bem explorada na chapa. Afinal, foi o deputado federal mais votado no pleito passado e fez uma campanha - em 2016 - que apesar de ter sido derrotada no primeiro turno, conseguiu capitar um sentimento de “mudança”. Se este sentimento ainda se faz presente ou não, só as urnas poderão responder. 

Estou no twitter: @lulavilar