Na noite de hoje, 12, o senador Renan Calheiros (PMDB) - que vem sendo o mais ferrenho opositor do presidente Michel Temer (PMDB) - saiu em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi condenado a nove anos e seis meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro. 

Calheiros adotou o discurso petista de que Lula foi condenado sem provas. “Condenar sem provas é sempre inadmissível”, inicia o senador do PMDB no vídeo. Calheiros, pelo visto, aposta mesmo em uma aliança com o setores do PT nacional. 

O discurso do senador ainda abre portas para trazer o PT de Alagoas novamente para o governo de Renan Filho (PMDB). Não só pela defesa de Lula e por já ter considerado o “impeachment de Dilma Rousseff (PT) um erro”, mas pelas críticas que vem fazendo ao governo Temer. 

Renan ainda rasgou elogios a Lula por - segundo ele - “ter tirado o Brasil do mapa da fome”. De acordo com Renan Calheiros, o erro da condenação de Lula certamente será reparado. É que o ex-presidente pode recorrer em liberdade na busca pela reformulação da sentença de Moro. 

Lula foi condenado nesta quarta-feira no processo em que foi acusado pelos investigadores da Lava Jato de receber propina da OAS, que é uma das empreiteiras do “clube do bilhão”. É a primeira vez que um ex-presidente do Brasil é condenado por corrupção.

Lula foi condenado por receber R$ 3,7 milhões em vantagens indevidas pagas pela OAS. A maior parcela corresponde ao valor estimado do triplex do qual o ex-presidente nega ser o proprietário. 

Estou no twitter: @lulavilar