Integrantes de oito movimentos agrários ocuparam, nesta terça-feira, dia 11, uma área pertencente à Usina Laginha, no município de União dos Palmares. Os manifestantes reivindicam a desapropriação das terras para a reforma agrária e o assentamento das famílias camponesas.
O diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, esteve no local representando o Governo de Alagoas, para intermediar a negociação e garantiu que o Estado quer honrar o compromisso firmado no Tribunal de Justiça em relação ao repasse de 1500 hectares da Usina Guaxuma e tem total interesse em discutir com os administradores da Massa Falida do Grupo João Lyra.
Segundo a assessoria de Comunicação do Iteral, no local, também estão presentes policiais do Centro de Gerenciamento de Crises e a tropa do 2° Batalhão da Polícia Militar comandada pelo Tenente Klenisson.
Participam da movimentação, que é por tempo indeterminado, os movimentos agrários MST, MLST, MLT, MTL, CPT, MUPT, Terra Livre e Via do Trabalho estão com uma mobilização em frente à Usina Laginha no município de União dos Palmares.