A recente pesquisa de intenções de voto - feita pela Compset e divulgada pelo CadaMinuto - mostra que o governador Renan Filho (PMDB) tem uma larga vantagem na disputa pelo governo do Estado de Alagoas.
É óbvio que Renan Filho é candidato à reeleição. O dado mostrado pela Compset mostra que o governador tem 37% das intenções de voto, contra 26% do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), caso este resolva disputar o governo.
O lado positivo disto: como não há certeza sobre Rui Palmeira e ele se mostra como o principal rival, se o chefe do Executivo municipal de Maceió não for candidato ao governo (e há essa possibilidade), Renan Filho pode ampliar a vantagem para cima dos demais rivais políticos.
Porém, o lado negativo é que Rui Palmeira ainda não correu o Estado de Alagoas, como o governador - por ser governador! - pode fazer naturalmente (e isto é legítimo). Logo, o tucano ainda pode ter um “teto” para avançar no eleitorado. Afinal, segundo a mesma pesquisa, são 22% de indecisos e 16% que afirmam que podem votar nulo ou branco.
Rui Palmeira - ao fazer de fato campanha - pode aparecer melhor posicionado.
Outros dados que ajudam a Renan Filho é que ele tem pontos positivos em seu governo, como as ações adotadas pela Fazenda, que tem garantido uma posição financeira quase que confortável em meio a crise, e pela Segurança Pública.
Ainda que as reduções na criminalidade não sejam para comemorar - pois os índices ainda são altíssimos em Alagoas - o Executivo mostra resultados positivos nesta área. O governador sabe explorar bem isto, como se observa na propaganda do governo.
Renan Filho é, portanto, um candidato fortíssimo.
Estou no twitter: @lulavilar