Representantes de Secretarias de Fazenda de todo o país estiveram em Maceió nos dias 03 e 04 de julho para o 35° Encontro da Comissão de Gestão Fazendária (Cogef), para discutir modernizações no setor da gestão fazendária.

Foram apresentados a atualização dos contratos de empréstimos do Bando Interamericano no Desenvolvimento (BID) dentro do Programa de Apoio à Gestão e Integração dos Fiscos no Brasil (Profisco).

Após uma série de mudanças nas Secretarias de Fzenda do país, o evento abordou o nivelamento das Administrações Tributárias Estaduais. Segundo o secretário George Santoro, a troca de experiência com pessoas de outros estados foi fundamental, onde trouxeram muitas novidades para Alagoas.

 O especialista chefe em Gestão Fiscal e Municipal do BID, José Tostes, realçou o papel da Cogef numa rede de integração, compartilhamento e ajuda mútua entre os estados, fazendo também uma integração com o nível federal de administração fiscal. Tal função permite que os avanços sejam alcançados de forma conjunta, fazendo um nivelamento em termos de qualidade da gestão fiscal, ao diminuir os patamares de desigualdades.

 O evento contou com seminário sobre as normas, procedimentos, palestra sobre a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e apresentados os avanços para a o Profisco II.

  Na oportunidade, o pioneirismo do Estado de Alagoas ao adotar a metodologia Tax Administration Diagnostic Assessment Tool (Tadat) foi apresentado. Até então, o sistema nunca havia sido aplicado em português e no Brasil, sendo comum em países como Alemanha, Japão e Noruega. A ferramenta é usada para avaliar os principais componentes do sistema de administração fiscal de uma nação.

 Explanações sobre a I Jornada da Inovação da Sefaz/AL também ocuparam a programação do evento. A iniciativa propõe transformar idéias sustentáveis em aplicativos móveis com foco em tecnologias, produtos e serviços de caráter fazendário.

 Além do secretário George Santoro e do especialista chefe em gestão fiscal e municipal do BID, José Tostes, a mesa de abertura foi composta pela presidente da Comissão de Gestão Fazendária (Cogef), Myrthes Frota; pelo coordenador de Programas e Projetos da Secretaria de Gestão (Coope/SGE/ Ministério da Fazenda), Luiz Palmeira; pela gerente de Desenvolvimento Institucional da Sefaz e coordenadora do Profisco em Alagoas, Giselle Leal; pelo representante do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin) Eduardo Gomes; e pelo secretário especial da Receita Estadual e representante do Encat, Luiz Dias.