O prefeito Rui Palmeira esteve em Brasília, na manhã desta terça-feira(04), em busca de recursos para minimizar os danos causados pelas chuvas nas vias de Maceió. O gestor se reuniu com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, e garante que o encontro trouxe “sinalização positiva”.
Rui lembra que é necessário uma liberação para que o recurso federal seja utilizado, já que as principais vias de Maceió, Fernandes Lima e Menino Marcelo (Via Expressa), são rodovias federais. “A prefeitura vem cumprindo seu papel e fazendo toda a parte de fiscalização e ordenamento de trânsito, mas um convênio impede o investimento federal”, informou o prefeito.
Após cobrar os recursos prometidos há um mês pelo Governo Federal durante a visita do presidente Michel Temer à capital, o gestor falou que vai continuar na expectativa da chegada dos recursos para a mudar a situação provocada pelas chuvas. “Saímos daqui com a sinalização positiva do ministro Maurício para que o convênio entre Prefeitura e Ministério dos Transportes seja alterado e que Maceió possa receber recursos para a manutenção dessas vias importantes”, enfatizou o gestor.
Já o ministro Maurício Quintella explicou que o convênio atual inviabiliza o investimento federal, mas que um projeto vai reverter a situação. “Rediscutimos o convênio que abrange as avenidas Fernandes Lima e a Durval de Góes Monteiro, que são continuidade da BR-104 e também da Menino Marcelo, que é uma continuidade da BR-316. Pelo convênio atual, o Governo Federal não pode fazer investimentos nessas avenidas e estamos revendo essa questão”, disse.
De acordo com o ministro, a manutenção das principais vias da capital será uma realidade em breve. “Na próxima semana, o projeto já vai para o colegiado do Departamento Nacional de Infraestrutura, DNIT, para que o governo possa fazer investimentos de manutenção e apoio nessas rodovias”, explicou. Maurício Quintella afirmou ainda que o investimento vai trazer melhorias para os maceioenses. “Com esses investimentos, iremos eliminar pontos críticos de tráfego nas avenidas e melhorar o trânsito da capital”.