Atualizada às 10h53

As fortes chuvas que caem em todo o Estado de Alagoas desde a quarta-feira, dia 28, só devem diminuir a partir da noite deste sábado, dia 1º, conforme a previsão do tempo. Na capital alagoana, nesta madrugada equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foram acionadas para resgatar pessoas na parte alta. Já na parte baixa houve deslizamento de uma barreira na Grota do Rafael.

Segundo o secretário-adjunto especial de Defesa Civil, Dinário Lemos as equipes foram acionadas ainda na noite de ontem para um deslizamento de barreira no Jacintinho. “A terra desceu pela encosta, mas felizmente não atingiu nenhuma residência e não houve vítimas. Como a região está encharcada, a instabilidade no local é muito grande”, destacou o secretário.

Conforme boletim do CBM emitido neste sábado, na capital as equipes foram acionadas para o resgate de pessoas devido a alagamento do residencial  localizado na Cidade Universitária, especificamente no Loteamento Novo Jardim.

Ainda devido às fortes chuvas, os Bombeiros foram chamados para dois casos de quedas de árvores sendo uma, na quinta-feira, dia 29, em Satuba e outras na sexta-feira, dia 30, sendo uma no bairro do Poço e outra em Rio Largo. Ainda no mesmo dia equipes foram para um chamado de deslizamento de barreira em São Luís do Quitunde, onde uma casa foi atingida e uma mulher de 65 anos que estava na casa faleceu. Seus dois netos pequenos, que também estavam na residência foram resgatados com vida.

Ontem houve também dois registros de quedas de barreira sendo uma no bairro de Bebedouro, e outra em m Ipioca.

No povoado de Lagoa Azeda, em Jequiá da Praia o deslizamento de uma barreira em cima de cinco casas deixou mais de 20 pessoas desabrigadas.

Segundo a defesa Civil Estadual, “existe um plano de acionamento das situações em que se ocorrer agravamento e o município não conseguir controlar, o Estado entra acionando as secretarias, CBM, PM , exército entro outras. A Sala de Monitoramento funciona na Semarh 24h e a cada hora emitem um boletim com a situação das  chuvas e nível dos rios”.

Putro deslizamento de barreira em foi registrado em Sauaçuhy próximo ao terminal de ônibus.  O CBM foi acionado porém como não tinham vítimas as equipes orientaram a população.  

Em caso de ocorrências a população pode ligar para a Defesa Civil Municipal para os telefones: 0800 030 6205 ou 3315-1437.